Julho de 2022
Sandra Costa
Vice-Presidente da APO
Ao longo do difícil ano de 2014 a Associação Portuguesa de Otoneurologia e os seus associados desenvolveram diversas atividades, que muito nos orgulham e nos permitem acreditar numa desejada continuidade em 2015.
O Site da APO, sob a direta responsabilidade do Dr. Fernando Vaz Garcia, apresentava à data de ontem, mais de quatro dezenas de citações no seu livro de honra, curiosamente na sua maioria de colegas estrangeiros, oriundos essencialmente de Espanha, França, Brasil e Argentina.
O seu “layout” foi atualizado, tornando a sua utilização mais intuitiva e consequentemente facilitada, sendo os seus conteúdos, permanentemente revistos e atualizados, revelando-se deste modo um ótimo instrumento de trabalho a todos aqueles, sócios e não sócios, que têm o privilégio de o consultar. Recentemente o site foi enriquecido com a atualização do Curso por E- Learning sobre “Exploração Funcional da Vertigem”, da responsabilidade na área médica do Drs. F. Vaz Garcia e José Tavares, o que potencializou o aumento de procura pelo mesmo.
A APO com o objetivo que lhe compete, de promover o debate e atualização de conhecimentos sobre temas Otoneurológicos, entregou a organização da sua Reunião Anual no ano de 2014, aos Drs. Pedro Araújo do Hospital da Luz e Leonel Luís do Hospital de Santa Maria, figuras incontornáveis da Otoneurologia nacional e internacional. Como novidade neste evento, que se realizou no Algarve no passado mês de Junho, os participantes da Reunião tiveram a possibilidade de frequentar um Curso de Otoneurologia, pós-congresso, com a participação de colegas nacionais e estrangeiros. Este evento constituiu uma ótima oportunidade para a troca de conhecimentos entre os cerca de 200 participantes, através das palestras e mesas redondas, onde participaram colegas nacionais e internacionais, numa dinâmica e convívio dignos de registo.
Com já vem sendo habitual, realizou-se em Fevereiro de 2014, no Eco Hotel em Évora, a VI Reunião de Inverno da APO, com a organização a cargo da Dr.ª Conceição Monteiro.
Com o intuito de continuar a aproximação efetiva aos colegas Neurologistas, optou-se por um tema que fosse comum às duas especialidades, recaindo essa escolha no” Síndrome Vestibular Agudo”. A Reunião revelou-se um sucesso tanto no aspeto científico, como no relacionamento entre as duas especialidades, muito contribuindo para isso, o belíssimo trabalho de preparação e de efetivação no terreno, executado pela sua organizadora.
Desta Reunião resultou um “Rapport” sobre o tema da mesma, feito em conjunto pelos colegas Neurologistas e Otorrinolaringologistas, que foi distribuído pela APO em colaboração com o Laboratório Abbott, aquando da mesa redonda subordinada a este tema, que teve lugar durante a Reunião Anual da APO.
No último ano ocorreram diversos eventos Internacionais com relevância Otoneurológica, que contaram com a presença de elementos da APO, entre os palestrantes.Destacamos entre outros , XXVIII Barany Society Meeting (Buenos Aires-Argentina), 16th International Symposium On Inner Ear Medicine and Surgery (Zell Im Zillertal- Áustria) , Congresso anual da SBORL (Porto Alegre- Brasil), Congresso anual da SFORL, Paris-França), Congresso anual da SEORL (Madrid-Espanha), .
Gastaríamos de publicamente saudar os colegas Drs. Fernando Vaz Garcia, Leonel Luís, Pedro Araújo, Vítor Correia da Silva, Rosmaninho Seabra, Rosa Castilho e Pedro Escada, pelas suas participam nesses eventos, no que ela significa de reconhecimento pela qualidade da Otoneurologia Portuguesa.
Por outro lado, diversas iniciativas organizados em Portugal, por elementos da APO /ou com o seu patrocínio, contaram com grandes figuras do âmbito da Otoneurologia Mundial. Michael Stupp, Dario Yakobino, Sergio Carmona, Francisco Zuma e Maia, Herminio Perrez Garrigues, Sotto Varela e Alain Semont fizeram parte do grupo de ilustres figuras, que connosco conviveram, através dessas Reunioes Cientificas .
Ao longo deste atípico ano económico, pudemos ainda continuar a contar com vários apoios da Indústria o que muito agradecemos, compreendendo o esforço suplementar que isso exigiu. Esperamos que a participação nos eventos da APO em 2014 tenha sido muito proveitosa, desejando melhorar e intensificar futuras presenças em 2015.
Um comentário mais para o Laboratório Abbott, que ao longo dos anos se tem mantido fiel como Sponsor Major dos eventos organizados pela Associação Portuguesa de Otoneurologia. Bem hajam por isso.
O ano de 2015 surge assim, e legitimamente, como um ano de grande responsabilidade para manter e, se possível, melhorar, tudo o que de bom aconteceu em termos Otoneurológicos nacionais.
Os responsáveis organizativos pelos próximos eventos da APO já estão escolhidos, sendo a primeira atividade de 2015, a Reunião de Inverno da APO, subordinada ao tema Otoneurologia e Envelhecimento e que terá lugar em Angra do Heroísmo, cidade Património Mundial.
Dando continuidade ao intercâmbio desejado entre Otorrinolaringologistas e Neurologistas, este evento contará com a presença de colegas de ambas as especialidades, prevendo-se cerca de 20 intervenções e consequente discussão sobre o tema escolhido, elaborando-se posteriormente o habitual ́ ́Rapport“ que será distribuído na Reunião Anual da APO.
Seguir-se-ão, em Março a Reunião Ibérica de Otoneurologia em Lisboa e em Junho de 2015, a Reunião Anual da APO.
Contamos como sempre com todos os Sócios da APO para tornar a realidade de 2015, ainda mais interessante e participativa.
Mãos à obra!
Votos de Boas Festas e um Grande e Feliz 2015, são os desejos da APO.
Sandra Costa
Vice-Presidente da APO
Nuno Trigueiros
Presidente da APO
Maria Manuel Henriques
(vogal da APO)
Nuno Trigueiros
Presidente da APO