É com profunda mágoa que informamos o falecimento do Prof. Claude Conraux. Membro Honorário da APO, foi uma das personalidades que mais contribuiu para o desenvolvimento da otoneurologia em Portugal.
Neste momento tão triste, limitamo-nos a transcrever o mail do Dr. Christian Van Nechel, Presidente da Société Internationale d'Otoneurologie, , texto que sintetiza o essencial do percurso científico de Claude Conraux.
 
Cher(e)s collègues et Ami(e)s,
Le  (notre) professeur Claude CONRAUX, a quitté ce monde ce mardi 18 janvier 2022.
Ancien chef du service ORL du CHU de Strasbourg, il est le co-fondateur de notre Société d’Otoneurologie par l’organisation en 1965 d’une première réunion des « Pèlerins du Vestibule » afin d'élaborer des protocoles standards d’explorations de la fonction vestibulaire.
Ce n’est pas flagornerie de circonstance, que de reconnaître que la vestibulométrie d’aujourd’hui reste fondée sur des travaux de Claude CONRAUX, travaux à l’image de l’homme, déterminé, combatif mais toujours soucieux de comprendre.
D’emblée, il avait perçu la nécessité de réfléchir en médecine de fonction plutôt que d’organe en associant Maurice COLLARD, professeur de neurologie à ses réflexions et ses enseignements.
Le mot gratitude émerge spontanément de nos pensées, pour son enseignement, l’aide indirecte à nos patients, la prospérité de la clinique et de la recherche en otoneurologie en France et plus spécifiquement la création de cette toujours florissante école de Strasbourg.
Christian Van Nechel, pour la Société Internationale d'Otoneurologie
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.sio-otoneuro.org

 

 

 

 

 

No Hotel dos Templários, em Tomar, decorreu a 8 e 9 de Outubro o Congresso Anual da APO. Aguardado com expectativa, por se tratar duma reunião presencial após largo interregno causado pelas razões sanitárias conhecidas, incluiu, como é habitual, conferencias, mesas-redondas, cursos, comunicações – livres e posters.


 

O Congresso teve como Presidente de Honra o Prof. Herman Kingma, o qual proferiu uma conferencia sobre State of the art in diagnostics and treatment in patients with severe vestibular loss e um curso sobre Examination, Diagnosis and Management of patients with vestibular disorders: an efficient no-nonsense straightforward approach. O Prof Michael Strupp, cuja presença estava prevista, não pôde comparecer, embora o conteúdo das suas conferências tivesse sido apresentado por meios audiovisuais.

 

No concurso de Comunicações Livres foram galardoados os trabalhos:

1º Classificado

Tratamento da surdez súbita neurossensorial idiomática com corticoterapia intratimpânica em alta dose.

Sónia Martins, Pedro Alexandra, Pedro Marques, Carla Pinto Moura

Centro Hospitalar Universitário de S. João, Porto

 

2º Classificado

Patologia vestibular em idade pediátrica: análise retrospectiva.

Tiago Chantre, Inês Moreira, Mariana Oliveira, Bernardo Araújo, Margarida Bento, Herédio Sousa, Ezequiel Barros

Centro Hospitalar de Lisboa Central, Lisboa

 

Na classe de Posters foi vencedor:

Hipoacúsia neurossensorial bilateral de causa sifilítica - um diagnóstico desafiante e raro em otorrinolaringologia

Davide Lourenço Marques, Joana Gonçalves, Beatriz Ramada, Carmo Miguéis, Ana Margarida Amorim, Sofia Paiva, Luís Santos Silva

Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Coimbra

Veja as fotografias do Congresso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decorreu entre 17 e 19 de Setembro, em Viseu, o 68º Congresso da SORL-CCP, simultaneamente XVIII Congresso Luso-Espanhol de ORL Foi presidido pelo Dr. J. Marques dos Santos (que integrou a Comissão Organizadora), com destaque também para o Prof. Jorge Spratley (Presidente da SPORL-CCP e da Comissão Científica) e do Dr. Lima Gouveia, homenageado como Presidente de Honra.

O Programa que cobriu todas as valências de ORL-CCP, distribui-se como habitualmente por Conferencias, Mesas-redondas, Cursos e Comunicações Livres. Referência especial para a numerosa participações dos colegas espanhóis.

 

(fotos gentilmente cedidas pela Just News)

 

 

 

 

Numa realização da Sociedade Portuguesa de Neurologia, irá decorrer a 27 de Outubro próximo um Curso de Movimentos Oculares.
 
Este curso é dedicado a clínicos que lidam com doentes com perturbação dos movimentos oculares e contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais, incluindo os Drs. David Zee e Daniel Gold (John Hopkins Hospital, EUA), e os Drs. Eric Eggenberger (Mayo Clinic, EUA), Wayne Cornblath (Kellogg Eye Center, EUA) e João Lemos (CHUC, Portugal). O curso será híbrido, com uma componente prática no período da manhã e sessões interativas teóricas com vídeos no período da tarde.
 
Os participantes inscritos tanto podem descolar-se no dia ao local do Congresso (no Algarve) e assistir e participar na parte prática do exame de manhã e assistir no local, à tarde às apresentações (maioritariamente zoom) que serão mostradas num écran, como também podem assistir a todo o curso online através do zoom, se preferirem.
 
Para a inscrição no curso, clique no botão, onde podem escolher a opção - inscrição só no curso de movimentos oculares para não sócios da sociedade portuguesa de neurologia.
 
INSCRIÇÃO

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!