O presente artigo tem por objectivo partilhar a experiência dos AA na implementação de um programa de prevenção de quedas no idoso, no âmbito da reabilitação vestibular. Cerca de 1/3 das pessoas com idades superiores a 65 anos, sofrem anualmente de quedas, sendo as lesões resultantes frequentemente fatais.
As quedas são, pois, uma ameaça real à capacidade de viver de modo autónomo e constituem um problema sério de Saúde Pública, cujo peso sócio-económico tem acompanhado o aumento da população idosa.
Tais factos justificam a intervenção nesta área. O Programa de Prevenção de Quedas seguido pelos AA, tem como objectivos promover a segurança, autonomia e independência do doente, diminuindo ou minimizando os riscos de quedas, através do aconselhamento de alterações a introduzir no seu ambiente (para muitos idosos, a casa pode ser um local perigoso), desenvolver estratégias de equilíbrio adequadas e eficazes, aumentar os limites de estabilidade, diminuir o medo de cair e incentivar a actividade no seu dia-a-dia.
Para os referidos objectivos serem cumpridos realizam-se exercícios específicos, de dificuldade progressiva, de modo a manter ou aumentar a autonomia e segurança do doente e, consequentemente, conseguir uma melhor qualidade de vida.