Editorial (Maio, 2018)

Caros Colegas,
Mais uma vez vamos realizar o Congresso Anual de Otoneurologia. Este ano o local escolhido foi Peniche, onde julgamos estarem reunidas as condições para um convívio tranquilo que promova o enriquecimento científico.
A nossa principal preocupação é sempre o programa científico e assim durante dois dias, diferentes oradores abordarão temas da atualidade em Otoneurologia. Os trabalhos compreendem uma mesa redonda sobre Enxaqueca Vestibular, tema discutido na Reunião de Inverno deste ano, conferências e um curso pós-congresso com o tema - Abordagem Clínica do Doente com Vertigem. (...) (Ler mais... Editorial de Maio, 2018)

 

Otoneurologia 2018

Entre 25 e 26 de maio de 2018, realizou-se em Peniche o Congresso Anual da APO, organizado pela Dr.ª Conceição Monteiro e coordenado pelo Drs. Pedro Araújo e Maria Manuel Henriques. (Ler mais... Otoneurologia 2018)

 
Veja ainda:

DIZZYNET

Dizzynet

Dizzynet, rede europeia para a investigação da Vertigem e
Desequilíbrio, foi proposta em Outubro de 2013 e teve a sua reunião
constituinte de 6 a 8 de Outubro em Munique, Alemanha.  
Leonel Luis passou a integrar não só a Coordenação da
Network juntamente com C. Kennard, E. Kentala , M. Magnusson
e S. Ramat, como os Ensaios clínicos, com M. Strupp,
A. Lopez-Escamez.

 

Novo curso atualizado e reduzido

O curso em elearning sobre Exploração Funcional Vestibular (http://elearning-mylan.dlc.pt), disponível desde 2007, acaba de ser atualizado. Destina-se aos profissionais de saúde que cuidam dos doentes com vertigem e perturbações do Equilíbrio, nomeadamente, ORL, neurologistas, médicos de Medicina Geral e Familiar, audiologistas e fisioterapeutas.
(Ler mais...)

Retalhos da História da Associação Portuguesa de Otoneurologia

Desde há muito que foi intenção dos fundadores reunir elementos que pudessem servir de memória futura da nossa Associação. Infelizmente, 3 deles já não estão entre nós.
Impõe-se, por isso, descrever aquilo que tem sido a nossa vida colectiva. É uma tarefa difícil porquanto muitos documentos se perderam, uns pela interrupção do site durante três anos e, mais recentemente, por um vírus que destruiu informação importante. No entanto, aqui começamos a contar a nossa "história". Esperamos acrescentar gradualmente mais documentos.

Reunião de Inverno 2018

  Veja o Programa

Veja as fotos

Resumo

 

ARTIGO ORIGINAL

Validação e adaptação do Dizziness Handicap Inventory para a língua e população portuguesa de Portugal.

 

Prosper Meniere Society 2018

O “18th International Symposium on Inner Ear Medicine and Surgery” decorreu entre 17 e 24 de Março, como habitualmente na cidade de Zell im Zillertal, Austria. (Ler mais...)

 

Artigos de interesse
Artigo de Leonel Barbosa, Sofia Motta, Margarida Boavida, Ana Guimarães e Filipe Freire
 
Artigo de Dr. João Laffont, Dra. Margarida Amorim, Dr. João Lemos, Dr. João Fonseca, Dra. Ana Sofia Melo, Dr. Ricardo Caiado, Dr. José Bastos, Prof. Doutor António Diogo Paiva.
 
Artigo de Miguel Silva, Margarida Amorim, José Romão e António Paiva.
 
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Renato Valério.
 
Artigo de Dr.ª Rosa Castillo.

 

 

 

 

 

 

 


Questionário de avaliação dos Zumbidos
, (Tinnitus Handicap Inventory), Vasco Oliveira, Ruth F. Menezes
 

Balanço da versão Portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory
Audiologia em Revista, 2008


Vestibulopatias na Infância

por Roseli Saraiva Moreira Bittar
Professora assistente do Setor de Otoneurologia
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 CURSO DE E-LEARNING

ACEDER AO CURSO  |  GUIA DE NAVEGAÇÃO

Organizado pelo Drs. F. Vaz Garcia e José Tavares (responsáveis pelos conteúdos) e pelo Prof. António Augusto Fernandes (orientador pedagógico e responsável pela concepção gráfica), está disponível um Curso de e-learning sobre Exploração Funcional Vestibular (http://elearning-mylan.dlc.pt). A lista de colaboradores reúne a maioria dos palestrantes que têm participado em Portugal em cursos presenciais idênticos. Trata-se de um projecto ambicioso, único em língua portuguesa, dirigido a ORL, Neurologistas, Médicos de Família e a Audiologistas. A pretexto da Exploração Funcional é feita uma revisão sobre os aspectos mais relevantes da abordagem da Vertigem. Este curso é apoiado pela Mylan e para aceder basta inscrever-se na plataforma.